Outsourcing: as vantagens de investir neste contrato ao invés de comprar tecnologias

Outsourcing: as vantagens de investir neste contrato ao invés de comprar tecnologias

Cuidar da gestão de uma empresa é fundamental, mas existe um desafio gigantesco: pensar em todos os pontos (e de todas as áreas). Por essa razão, vários negócios optam por contratar um serviço que tem o objetivo de oferecer toda a infraestrutura para um ou mais setores, em especial, para as áreas de tecnologia: o outsourcing.

Sabemos que na área de TI é fundamental manter o bom funcionamento e produtividade. Afinal, especialmente em e-commerces, a falta de funcionalidade representa perda de ganhos financeiros, e ninguém quer passar por isso.

O outsourcing surge como um serviço que mais se assemelha com um “aluguel de infraestrutura” que fica responsável por assumir a missão de cuidar da parte de tecnologia, enquanto sua gestão é focada no core business do negócio.

Mas afinal, o que é outsourcing?

O outsourcing se caracteriza por ser um contrato em que uma empresa prestadora de serviços irá se responsabilizar por um determinado projeto da empresa contratante.

O contrato é uma verdadeira parceria. Em TI ele é bastante comum, pois oferece um serviço completo com uma equipe externa focada em dar atenção para qualquer problema que possa vir a acontecer.

O custo acaba compensando também, já que contratar tecnologias e também profissionais qualificados representa um gasto bastante alto. Ao optar pelo outsourcing, a preocupação é apenas honrar com os valores combinados com a empresa terceirizada.

A empresa terceira otimiza os investimentos, trazendo sempre a melhor tecnologia e a mão de obra de especialistas nas soluções, transformando o que seria “alto custo” de aquisição em contrato de prestação de serviços, envolvendo equipamentos, licenciamentos, softwares e recursos necessários para garantir a eficácia do projeto desejado.

A outra vantagem é mais estratégica. O contrato permite que a sua empresa foque 100% da operação no carro-chefe da empresa, deixando as questões mais técnicas para uma companhia especializada no assunto.

VEJA TAMBÉM: Mulheres na tecnologia: trabalho híbrido pode atrair mais talentos?

Outsourcing de soluções em TI: vale a pena?

O outsourcing de soluções em TI é recomendado para empresas de todos os portes como uma forma de reduzir os custos com tecnologia e pessoal, deixando a gestão nas mãos de uma empresa mais especializada.

Essa modalidade está cada vez mais acessível e com diversidade de serviços. Mas o que isso significa? Quer dizer que existem várias alternativas escalonáveis que podem ser escolhidas – por exemplo: uma empresa que vai cuidar apenas da infraestrutura do site ou do armazenamento cloud, ou de ambas as coisas.

Segurança da informação pode virar um problema?

Esse é com certeza o maior medo dos gestores quando pensam em terceirizar a operação de TI. Os riscos cibernéticos são os verdadeiros “bichos-papões” das empresas modernas. Por essa razão é importante procurar por uma empresa que ofereça serviços de tecnologia especializados, estejam dentro das expectativas do seu projeto e sejam comprometidos.

A CTI possui mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia da informação e sabe bem a importância da segurança dos serviços e das tecnologias. Saiba mais sobre as soluções clicando aqui!