Internet industrial: como a tecnologia está ajudando as empresas

Internet industrial: como a tecnologia está ajudando as empresas

 

O momento atual é marcado por uma transição no setor industrial. A chamada “indústria 4.0” está à beira de se tornar 5.0 – e a internet tem um papel fundamental nesse contexto.

Para entender essas mudanças é importante conhecer as indústrias e como elas operam atualmente. Os ambientes são extremamente tecnológicos, com equipamentos automatizados que tornam a rotina dos operadores muito mais ágil. Há também uma coleta e leitura de dados muito grande, feita por meio de sistemas de gestão que ajudam a fazer o controle de tudo que interfere na rotina de produção.

Em uma linha do tempo, mais de 200 anos distanciam o momento desde a primeira revolução industrial até os dias de hoje. A principal mudança que pôde ser sentida foi a substituição da força física pela mecânica. Para as máquinas funcionarem com eficiência é importante contar com uma internet estável e de alta performance.

O que é internet industrial?

A internet industrial é a base e força motriz para ajudar no uso dos equipamentos e tecnologias adotadas na indústria 4.0. É uma rede de alta performance capaz de fazer a integração entre máquinas, softwares e sensores, tudo de uma só vez e sem abrir mão da agilidade.

Para essa capacidade de interconexão entre diferentes equipamentos, é dado o nome de Internet das Coisas (IoT). Você talvez já tenha visto sobre essa tecnologia e pensou que estava bastante distante, mas ela é uma realidade e está apoiando cada vez mais a rotina operacional das indústrias.

Outra nuance que a internet industrial precisa suprir é em relação à análise de dados. Uma das características da nova era da indústria é o volume de dados gigantesco, conhecido como Big Data. Essas informações são bastante valiosas, pois ajudam os gestores a entender a situação do negócio, fazer gestão de estoque e em muitos casos entender o comportamento de compra de seus clientes.

Qual a diferença entre internet industrial da convencional?

As principais diferenças entre a internet para indústria e a utilizada nos lares para uso doméstico é a performance e segurança dos dados. A internet via Rádio e Fibra Óptica são as mais utilizadas para o segmento industrial e garantem rapidez, estabilidade e abrem as portas para aprimoramento dos projetos, envolvendo segurança de dados e usuários.

Na prática, isso significa que as empresas que contam com um provedor de internet voltado para a indústria trabalham com mais agilidade e principalmente tem uma preocupação menor com as quedas de conexão, bastante constantes nas redes convencionais.

A velocidade também é uma vantagem e isso só acontece porque antes da instalação é feito um aprofundado estudo de viabilidade onde o endereço é avaliado para entender os pontos de vulnerabilidade que fazem total diferença para garantir a estabilidade do projeto.

A CTI oferece um serviço de internet especializado para indústrias. Rádio e Fibra Óptica são os mais bem conceituados no Brasil, consequentemente a CTI utiliza os dois simultaneamente em todo Backbone para garantir estabilidade independente da região que abordar. Conheça mais sobre as soluções de internet da CTI e solicite um orçamento!