ZTNA (Zero Trust Network Access): Entenda o que é essa evolução da tecnologia de acesso remoto

ZTNA (Zero Trust Network Access): Entenda o que é essa evolução da tecnologia de acesso remoto

Trata-se de uma tecnologia que oferece acesso remoto com mais segurança para que os colaboradores de uma empresa consigam acessar aplicativos, dados e serviços da empresa seguindo uma política pré-estabelecida pela própria companhia.
O home office trouxe bastante versatilidade para os colaboradores e muitas empresas enxergaram o modelo como uma oportunidade de economia de recursos. Por outro lado, os ataques hackers cresceram cerca de 700% na América Latina, e com isso os desafios de tornar os acessos cada vez mais seguros.

Qual a diferença entre ZTNA e VPN?

Diferente da VPN tradicional, o ZTNA fornece acesso na camada de aplicação, o que reduz o risco e evita movimentações na rede da empresa. O acesso é permitido com base na identidade e conforme a necessidade, monitorando as sessões para reduzir o risco de acessos não autorizados.

Enquanto a VPN permite o acesso a rede completa da empresa por meio do acesso remoto, o papel do ZTNA é restringir o acesso do usuário a qualquer site ou aplicativo que represente um risco à segurança. A VPN não cumpre esse papel, pois ela serve como um “portal” que permite que o funcionário acesse as informações da empresa mesmo sem estar presente fisicamente na rede.

A VPN e ZTNA são aliadas. Enquanto a primeira permite o acesso à rede, a outra fica responsável por garantir maior segurança durante toda a operação.
Para fazer a instalação do ZTNA é necessário contar com uma empresa especializada em tecnologia e segurança. A CTI oferece serviços de TI e segurança da informação para negócios de diferentes portes. Para conhecer mais sobre as soluções, podemos lhe ajudar!