7 Sinais de que sua empresa precisa de segurança de dados

7 Sinais de que sua empresa precisa de segurança de dados

Os riscos cibernéticos são a principal ameaça das empresas nos dias de hoje. Conheça os sinais de alerta!

  Quem acompanha o noticiário com certa frequência,vez ou outra deve se deparar com alguma reportagem sobre uma grande empresa que sofreu um ataque cibernético. Mercado Livre, Samsung e Lojas Americanas são exemplos de companhias que sofreram com ataques à segurança de dados nos primeiros meses de 2022.

De acordo com o Allianz Risk Barometer, os riscos cibernéticos são a principal preocupação que as empresas possuem em 2022. Segundo o estudo, esse medo supera o de desastres naturais ou escassez na cadeia de suprimentos.

Mas como uma empresa sabe que está na hora de investir em segurança da informação? Atualmente, é difícil encontrar um negócio que não precise se preocupar com isso, mas listamos a seguir 7 sinais para você ficar de olho, confira!

1- Gastos excessivos com manutenção

Se a sua empresa está gastando muito com manutenção de equipamentos e sistemas, muito provavelmente eles estão defasados e sem capacidade suficiente para proteger os dados de ataques ou qualquer outro problema envolvendo a segurança de informações.

2- Você tem dados de clientes armazenados no sistema

Um dos maiores pavores de qualquer companhia é ter uma invasão hacker, correndo o risco de ter os dados de seus clientes divulgados e usados de má fé. Até mesmo para não ser penalizado pela LGPD, é importante buscar por sistemas mais modernos.

3- Não existe uma rotina de backup

Uma rotina de backups é fundamental para manter suas informações em segurança, caso haja uma invasão ou qualquer outro problema no sistema, contar com um backup periódico é uma ótima saída.

4- Os funcionários podem estar acessando sites que representam um risco ou improdutividade

Especialmente agora durante o home office, um dos riscos para a segurança da sua empresa é a falta de controle dos sites que seus colaboradores podem estar acessando pelo computador da empresa.

O Firewall é uma ferramenta capaz de ajudar com isso, trazendo proteção às suas informações. O Fortinet e o Kaspersky são duas das melhores plataformas para empresas que desejam controlar as atividades no ambiente corporativo.

5- Internet lenta

A internet da sua empresa está lenta? Isso pode representar mais do que um problema de conexão. Existem vários malwares que trabalham baixando programas nas máquinas dos usuários, e isso, além de representar um risco à segurança, também deixa a internet mais lenta impactando diretamente na produtividade das tarefas.

6- A empresa já sofreu algum ataque ou vazamento de informação

Seja qual for o ataque sofrido, no sistema da empresa, roubo de dados ou uma simples “planilha hackeada”, isso pode (e deve) acender um alerta. Não adianta pensar que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, se já aconteceu uma vez, as chances de acontecer novamente são grandes.

7- Não há uma política de Segurança da Informação

Um dos principais problemas que podem comprometer a segurança dos dados é a falta de alinhamento com o time de colaboradores sobre boas práticas de prevenção e acessos. Trata-se de uma série de informações para guiar os funcionários sobre o que fazer, e principalmente, o que não acessar na internet via computador corporativo.

Além disso, é fundamental fazer um controle de acessos eficiente para evitar senhas fáceis que podem ser descobertas com facilidade.

Identificou algum desses sinais na sua empresa? A CTI possui diversas opções para garantir a segurança de seus dados. Conheça agora mesmo o módulos de Segurança da Informação!


A CTI é líder em soluções de segurança cuidando de toda implementação, monitoramento e suporte técnico com marcas líderes de mercado. Entre em contato com a gente e garanta segurança digital para sua empresa.

Leia também: Impressões digitais e suas relações com pessoas e empresas