Brasil bate novo recorde de tráfego internet com 35 Terabits por segundo

Brasil bate novo recorde de tráfego internet com 35 Terabits por segundo

fonte: Convergência Digital

O Brasil chegou a 35 Terabits por segundo, quebrando recorde do próprio Ix.br sete meses depois do pico anterior, de 31 Tbps. O resultado envolve os 36 pontos de troca de tráfego mantidos pelo NIC.br – braço operacional do Comitê Gestor da Internet no Brasil – no projeto chamado Ix.br.

“Atingimos a marca de 35 Tbits/s no agregado das 36 localidades do IX.br no dia 14/2, mesmo dia em que São Paulo chegou a mais de 23 Tbits/s”, diz o gerente de Infraestrutura IX.br , Julio Sirota. A avaliação é que “esse aumento está relacionado a eventos transmitidos pela Internet, como o BBB24 e jogos de futebol, entre outros”.

Além disso, completa o gerente de infraestrutura do Ix.br, existe o crescimento constante da oferta de serviços de conectividade e do próprio número de usuários.

“O aumento natural de participantes (ISPs), provedores de conteúdo (CDNs) e indiretamente os usuários finais que acessam a Internet, se reflete no tráfego do IX.br. Lembrando que o tráfego do IX.br não é o tráfego dos usuários finais, mas sim entre ISPs e provedores de conteúdo que participam do IX.br.”