Segurança da Informação – Como ter uma empresa segura?

Segurança da Informação – Como ter uma empresa segura?

Segurança da informação é um assunto amplo e que deixa em aberto qualquer receita de prática eficaz. Para empresas que atuam no Brasil, seja 100% em mercado nacional ou com prática internacional, sempre recomendamos uma base de soluções para atuar na prevenção, evitando ser reativo em momentos em que a integridade e a reputação já foram abaladas.   Dois assuntos mais pautados nas mesas de reuniões é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que fala da prática segura e concedida na possa de dados pessoais, e o Marco Civil da Internet, que pede a guarda dos logs de navegação para auxiliar em processos, como o envolvimento da empresa e seus usuários de internet que possam ter cometido algum tipo de crime cibernético partindo da estrutura empresarial. São pontos importantíssimos que afetam diretamente a empresa, e que ajudam a definir uma estratégia simples de como começar a se proteger da forma correta.  

Dicas simples e indispensáveis para tornar sua empresa mais segura:

  1. Tenha um sistema de backup eficiente e profissional. A estrutura de backup deve ser bem definida, trabalhando com todas as possibilidades de problemas que poderiam acontecer para atrapalhar os seus negócios. Minimize todos os pontos de falha, garanta uma cópia em locais fisicamente distintos e tenha as respostas fáceis para essas questões:

  • Se eu precisar, em quanto tempo eu tenho meus dados de volta?
  • Como funciona meu processo de backup?
  • Qual a garantia de integridade dos dados?
  • Tenho custo para ter meus dados de volta?

  2. Trabalhe com um Firewalll de última geração. Além de fazer a segurança do perímetro, a solução contratada precisa oferecer recursos de gerenciamento para garantir performance e produtividade da empresa, como SD-WAN, relatórios, priorizações de determinados grupos de usuários e até mesmo restrições de acesso a sites impróprios.   3. Gerencie os logs de acesso a internet. Se um usuário está utilizando a conexão da empresa, é altamente recomendada a guarda dos logs de navegação para comprovar os acessos. Além de ajudar a empresa a entender a produtividade do seu colaborador, ela estará resguardada quanto a acusações de crimes cibernéticos.   4. Proteja seus e-mails. Email é ferramenta de trabalho grande parte dos colaboradores, inclusive os que não tem conhecimento técnico para discernir um possível perigo que possa chegar via e-mail. Os ataques de “Phising” cresceram absurdamente, justamente por conseguir induzir cliques espontâneos e precipitados de usuários empolgados com uma propaganda ou conteúdo tentador. A recomendação é trabalhar muito bem no Antispam e na Auditoria dos e-mails, garantindo proteção na checagem e também guardando cópias de tudo que os usuários enviam e recebem.   5. Tenha um Antivírus (Endpoint) com total mobilidade. Todo colaborador que utiliza dispositivos remotos precisa ter um Antivírus profissional, com atualizações e recursos que possa combater o crime cibernético e reportar ao gerente operacional. Esses dispositivos remotos são notebooks, celulares, tablets e qualquer device que faça parte da conexão entre o usuário e as ferramentas de trabalho.   6. Otimização de investimento Pelo mercado de tecnologia se atualizar a cada dia, recomendamos soluções em outsourcing que oferecem o melhor da tecnologia atualizada e um baixo investimento mensal para possuir todos os recursos necessários. Todos os projetos merecem aprimoramento e acompanhamento de profissionais que unem os objetivos da empresa com os cuidados necessários para não ocorrer contratempos que possam prejudicar os negócios e a reputação.   Conte com a CTI para garantir a segurança da sua empresa! Converse agora mesmo com nossos especialistas e encontre a solução para o seu problema.