Cuidados e boas práticas para o uso de E-mails.

Cuidados e boas práticas para o uso de E-mails.

Um simples clique em um e-mail mal intencionado é suficiente para colocar os dados da sua empresa em risco. A segurança dos e-mails é assunto constante em empresas dos mais variados setores, pois atinge todo tipo de usuário em uma empresa. Como provedor, a CTI se preocupa e está sempre se atualizando para fornecer além da tecnologia, informações e dicas para que os usuários estejam sempre em alerta para desconfiar e reconhecer e-mails de caráter duvidoso, e da importância do uso do protocolo IMAP com uso de senhas fortes nas contas.

Por isso, separamos para você algumas dicas e recomendações:

Quem é o remetente? Ao receber um e-mail de caráter duvidoso, sempre desconfie e não execute nenhuma ação relacionada ao seu conteúdo. Veja se o remetente é realmente quem ele diz ser, de maneira simples, passe o mouse no cabeçalho do e-mail e veja se o e-mail condiz com o usuário. Quando receber um anexo verificar:

  • O endereço de envio realmente é da pessoa de quem espero o e-mail?
  • Estou esperando um anexo dessa pessoa?

Se sim, o documento parece ser válido ou relacionado com o que espero?

  • O endereço de envio realmente é da pessoa de quem espero o e-mail?
  • O padrão de escrita do e-mail (Ortografia, formatação, assinatura, etc) parece ser confiável?

Qual a situação do Antivirus?

Verifique sempre com seu administrador se o antivírus da sua máquina é confiável e está atualizado.

Tenha um Anti-spam confiável!

É sua primeira linha de defesa! Recomendamos trabalhar com tecnologias que avaliam reputação de remetentes constantemente, trabalhando desde o assunto ao corpo das mensagens. O bloqueio deve ser antecipado, ou seja, antes de chegar na caixa de mensagens, prevenindo contra ataques associados a Phising. Malware, Ransomware e outras pragas afetam milhões de pessoas todos os dias. Muitas vezes essas pragas se instalam silenciosamente e roubam dados como documentos e senhas para mais tarde aplicarem diversos golpes. Por isso é essencial que sua solução de Anti-spam seja confiável.

Opte por SENHAS FORTES

As senhas de baixa complexidade, ou seja, um tipo de senha que é previsível, possível de ser descoberta em poucas tentativas. Algo simples para um programa especializado em desvendar senhas, muito utilizado por hackers. Para que a segurança dessa conta e dos nossos sistemas sejam preservados, sugerimos que cadastre uma senha de padrão mais complexo. Uma senha forte deve conter, pelo menos, 8 caracteres, compostos de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Ex: Ab584@RB$!

Em caso de dúvidas, chame o suporte!

Qualquer situação que possa comprometer sua confiança no conteúdo, não clique ou interaja. Sempre acione o administrador, que pode ser o responsável pela estrutura de e-mails em sua empresa, ou até mesmo seu prestador de serviços.

O que é:

1. SPAM Podemos chamar de SPAM toda mensagem recebida que não é solicitada ou esperada, normalmente encaminhada para um grande número de pessoas e originada de um remetente desconhecido. Existem diversas formas de identificar se a mensagem recebida é um SPAM, como:

  • Mensagem é oriunda de um remetente ou domínio desconhecido;
  • Apresenta no campo Assunto (“subject”) ou no corpo da mensagem diversas palavras com a grafia errada ou suspeita, textos alarmantes e vagos ou até mesmo imagens com conteúdo estranho e desconhecido;
  • Idioma diferente;
  • Possuí links de acesso, solicitando acesso a uma página inválida ou fraudulenta;
  • Solicita informações confidenciais ou pessoais, que pode ser um caso de “phising”.

2.  PHISING Um “phising” (palavra que vem do termo “fishing”, de pesca, em inglês) é um e-mail com variações que “cibercriminosos” enviam para as pessoas buscando uma ação do usuário, com o intuito de adquirir informações como senhas, cartão de crédito, CPF, número de contas bancárias, etc. 3. PROTOCOLO IMAP O IMAP permite que você acesse seu email em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Ao ler uma mensagem de email usando IMAP, você não está, na verdade, baixando ou armazenando em seu computador; em vez disso, você está lendo o serviço de email, que está hospedado em Cloud ou em qualquer ambiente que a empresa reconhecer como “seguro”. Como resultado, você pode verificar seu email de diferentes dispositivos, em qualquer lugar do mundo. Para as empresas que tem e-mail hospedado na CTI, toda estrutura IMAP tem 30 dias de backup como padrão de segurança da empresa, ou seja, é uma política de gerenciamento que a CTI aplica para seu próprio resguardo. Como serviço opcional, é possível aplicar auditorias nas contas de e-mail, armazenamento por algumas opções de tempo todos os e-mails enviados e recebidos por um usuário ou grupo específico.

A CTI tem as soluções para manter a sua empresa segura e conectada, ficou com alguma dúvida? Fale com os nossos especialistas!