Acrilex e Inbra revelam como fizeram para manter a produtividade e segurança do negócio durante a pandemia (e como estão agora)

Acrilex e Inbra revelam como fizeram para manter a produtividade e segurança do negócio durante a pandemia (e como estão agora)

 

A dificuldade de adequar a rotina do negócio com as necessidades que a pandemia trouxe em 2020 foi um divisor de águas para muitas empresas. Boa parte das companhias tinha a operação do negócio presencial, e teve que mudar para o modelo virtual em poucos meses. 

Segundo dados do IBGE, das 2,7 milhões de empresas em atividade no ano de 2020, 70% afirmaram que a pandemia teve um impacto geral negativo sobre o negócio. Além disso, 4 em cada 10 encerraram as atividades. 

A CTI é uma empresa especializada em tecnologia que esteve ao lado dos seus clientes durante esse momento tão delicado. A seguir, separamos dois cases de empresas que conseguiram manter e melhorar seus processos usando soluções inteligentes e apostando em inovação. Confira a seguir!

Case Inbra

Muitas empresas passaram a fazer investimentos mais robustos durante a pandemia. A Inbra, cliente da CTI desde 2019, empresa de aditivos para plásticos, borrachas e tintas, viu sua gestão evoluir com os investimentos em tecnologia. 

De acordo com Cristiane Salles, do departamento de T.I., a empresa tinha uma cultura de trabalhar presencialmente quando começou a pandemia. “Hoje já atua no home office, implementou o acesso remoto criptografado (VPN) e o processo de segurança de dados”, explica. 

A empresa investiu no link dedicado e Sonicwall, ambas soluções da CTI. A primeira solução foi fundamental para trazer uma internet de melhor qualidade para a empresa, que, segundo Cristiane Salles, “trabalha com produto químico e os dutos são controlados por aparelhos e softwares que capturam os dados de temperatura e pressão”. 

Para fazer a gestão fabril, Cristiane Salles revelou que a gestão necessita de monitoramento tecnológico para trazer mais segurança. Para isso, a solução Sonicwall foi fundamental. Trata-se de um firewall para trazer proteção aos dados que são enviados, recebidos e que circulam dentro ou fora de uma empresa.

Esse firewall possibilitou maior segurança e, segundo Cristiane Salles, “a empresa ganhou em organização de processos de servidor (Colocation), visualizando ganhos em tecnologias de gerenciamento de dados, dashboards de processos”, explica.

Hoje, mesmo com a flexibilização do uso de máscara e redução do número de mortes pelo vírus, a empresa optou por manter um formato híbrido, e não mais 100% presencial. 

Como próximos passos, a Inbra pretende organizar o file server, ou seja, um servidor de arquivos que conecta um computador a uma rede para garantir o armazenamento compartilhado. Junto da CTI, o planejamento terá opcionais de desenvolvimento em nuvem, com proteção de dados e em alta disponibilidade.

Case Acrilex

A Acrilex é uma empresa de tintas artísticas referência no mercado, que está com a CTI desde 2017. Ela foi uma das poucas companhias que já estava “preparada” em relação aos recursos tecnológicos quando a pandemia chegou.

A empresa investe em duas soluções da CTI: Link de internet e Fortinet. O primeiro, como já falamos anteriormente, traz mais velocidade para a conexão, enquanto o Fortinet é responsável por trazer segurança online, VPN, criptografada e muito mais.  

De acordo com Patrícia Del Santi, supervisora de T.I. da empresa, os funcionários tiveram redução de jornada e algumas demandas de trabalho remoto surgiram. “A estrutura já estava pronta para Link, VPN e isso ajudou a passarmos [pelo período] sem precisar fazer grandes investimentos emergenciais. Conseguimos manter toda a equipe trabalhando normalmente”, afirma. 

Patrícia Del Santi contou que a diretoria da empresa conseguiu enxergar mais a importância da área de T.I. durante o período. “A visão da empresa sobre a área de TI ficou mais clara, desde a preocupação com segurança, manutenção de software e equipamentos”, comenta. 

É possível dizer que a Acrilex conseguiu ver uma oportunidade na crise de evoluir vários processos, Patrícia afirma que tanto na pandemia como na retomada, novas demandas de projetos surgiram para a área. 

De acordo com a supervisora de T.I., todas as áreas se complementam e dependem umas das outras: “Todo mundo integrado e querendo mais tecnologia, pois viram que esse era o caminho. Todas as áreas estão conectadas. A empresa como um todo vai percebendo o desempenho das tecnologias da empresa”, afirma.

Assim como em muitas empresas, as áreas de tecnologia foram evidenciadas e valorizadas nas empresas durante a pandemia, pois, foram grandes responsáveis por manter a operação funcionando. 

Um dos principais ganhos da Acrilex foi essa conscientização, bem como um reconhecimento de outras áreas em relação à cultura de segurança de dados e de uso da tecnologia. A área de tecnologia se mostra cada vez mais aliada aos resultados da empresa, podendo alavancar seu crescimento.

 ” O empenho e comprometimento da equipe de T.I juntamente com os parceiros como a CTI fazem e fizeram a diferença e o sucesso nos projetos tanto no momento de pandemia, quando no momento atual com as novas demandas” conclui Patrícia Del Santi.

A CTI oferece serviços de TI e segurança da informação para negócios de diferentes portes que não podem parar. Para conhecer mais sobre as soluções, chame um de nossos especialistas!