6 Causas de perda de dados mais comuns.

6 Causas de perda de dados mais comuns.

A perda de dados pode ser causada por mais fatores do que você imagina, e gerar problemas muito maiores do que muitas empresas esperam. Problemas que podem ser irreparáveis, causando prejuízos financeiros e institucionais. Separamos 6 das principais causas que podem gerar perda de dados para sua empresa estar preparada.

Exclusão acidental

Diante de tantas possibilidades e exposições que uma empresa está sujeita, um dos maiores riscos de perder dados ainda é a exclusão acidental de arquivos ou partes de conteúdo sem ter nenhum backup disponível. Atualizar arquivos ou excluí-los são atividades muito comuns e fazemos isso frequentemente, por isso qualquer falta de atenção pode gerar problemas graves. Frequentemente perdemos dados simplesmente porque não temos procedimentos de fluxo de trabalho adequados e estratégias de backup.

Vírus, Malware / Ransomware

Infelizmente existem diversos tipos de ciberataques que são atualizados constantemente com objetivo de obter vantagens e prejudicar empresas e usuários todos os dias. Estar conectado à internet tem muitas vantagens; no entanto, isso abre os computadores para muitos riscos.

Danos físicos/mecânicos O

s discos rígidos são as partes frágeis dos computadores, por isso a manipulação e o próprio desgaste por tempo, podem ser fatores de risco.

Falhas de Energia

Mudanças súbitas de voltagem podem danificar várias partes diferentes de qualquer tecnologia. Existem regiões que sentem em maior escala esse tipo de problema, porém é algo muito frequente e requer atenção para que não afete o cotidiano da empresa e seus dados armazenados e em produção.

Acidentes

Falha humana, derramamento de líquido, exposição do hardware em ambientes com alta circulação de pessoas, entre outras situações que podem ocasionar em acidentes.

Incêndio

Apenas quem já passou por situações extremas como essa podem explicar o valor de uma informação perdida, pois o fogo provavelmente destrói completamente qualquer computador e os dados salvos nele, consequentemente não deixando rastros de qualquer fonte de informação. Por mais que as empresas se adequem a todas as normas, infelizmente não conseguem controlar todas as possibilidades, pois um vizinho pode não ter o mesmo cuidado e causar problemas que podem se alastrar.

A ativação de uma solução de backup é uma das etapas mais simples dos projetos de segurança da informação, basta encontrar uma solução técnica que atenda os processos da sua empresa e garantir que o time técnico envolvido tenha capacidade para controlar o ambiente.

A CTI garante a funcionalidade das soluções que operamos, se você já possui esse serviço com a CTI, clique aqui para realizarmos um teste de “restore”. Caso ainda não tenha soluções de backup, clique aqui e converse com nossos especialistas.